Despesa Real

Despesa Pública é o somatório dos gastos realizados pela Administração Pública visando atender as necessidades coletivas (econômicas e sociais) e o cumprimento das responsabilidades institucionais do setor público. Devem ser realizadas por intermédio de autoridades competentes e com base em autorizações do poder Legislativo, através de leis orçamentárias ou créditos adicionais. É um instrumento fiscal, juntamente com a Receita Pública que, aliados aos instrumentos monetários, cambiais e reguladores, permitem a consecução dos objetivos da política econômica. A despesa real está relacionada ao valor da despesa nominal, corrigida com o deflator, ou seja, foi aplicado o impacto inflacionário do período para obtermos um valor, em números reais e atualizados para a referência de Agosto/2015.
A análise da tabela de despesas do município de Rincão, com as principais despesas descritas segundo suas funções e elementos (Educação, Saúde, Pessoal, Obras e Equipamentos) nos permite destacar algumas observações.
Em relação a Educação notamos um aumento significativo da despesa de 2006 a 2008, uma pequena redução em 2009, e novamente um aumento significativa em 2010, seguido de queda nos anos de 2011 e 2012. 
Nas despesas com Saúde e Pessoal, notamos, em ambos, crescimento da despesa no período de 2006 a 2012.
Nas despesas com Obras no ano de 2008 é observado um gasto elevado em relação aos anos anteriores, sendo mais que o dobro do que foi gasto no ano de 2007, enquanto no ano de 2009 ,observa-se uma queda brusca no valor, diferindo bastante dos valores dos outros anos.
As despesas com Equipamentos também variam bastante. Do período de 2006 a 2008 observa-se um aumento na despesa, ocorrendo uma queda no ano de 2009, seguida de um aumento em 2010 e reduções nos anos de 2011 e 2012, sendo que o ano de 2012 foi o que apresentou a menor despesa do período.
É possível notar que, apesar de 2012 ser um ano eleitoral, não houve aumento de despesas com Investimentos  (Obras e Equipamentos), pelo contrário houve uma redução em relação aos anos anteriores. No entanto, confirma-se a característica central de que as despesas públicas, em seu valor total passam por um crescimento, exceto no ano de 2009, o que pode ser explicado pela queda brusca das despesas com Investimentos, queda essa que foi muito maior do que a do ano de 2012.









          STN-FINBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário