Receita Nominal

RECEITA NOMINAL:

Conceituando-se de forma abrangente, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos. As receitas orçamentárias, portanto, representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário.
Receitas primárias referem-se predominantemente às receitas correntes e são compostas daquelas que advêm dos tributos, das contribuições sociais, das concessões, dos dividendos recebidos pela União, da cota-parte das compensações financeiras, das decorrentes do próprio esforço de arrecadação das unidades orçamentárias, das provenientes de doações e convênios e outras também consideradas primárias.

Análise:

No Município de Rincão, a receita nominal proveniente da arrecadação de ICMS subiu em todos os anos analisados (2006-2012), assim como as transferências do Fundo de Participação dos Municípios. A arrecadação do IPVA também cresceu durante esses anos. A receita proveniente do IPTU contou com poucas variações até 2011, ano em que começou a subir. A arrecadação do ISS só apresentou uma baixa no ano de 2009, tendo aumentado nos demais.

A Receita Corrente aumentou em todos os anos analisados, enquanto a Receita de Capital subiu acentuadamente em 2008 (em comparação com 2006 e 2007), caiu um 2009, voltou a crescer em 2010 para tornar a cair em 2011, com nova alta em 2012.
A Receita total cresceu constantemente, à exceção de 2009, onde apresentou queda.




Fonte:




Minuta para Consulta Pública. Capítulo Receita Orçamentária. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) 6ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário